NuPE realiza pesquisa sobre condições de trabalho de profissionais da educação na Rede Estadual do Paraná, durante período de aulas não presenciais.

O Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, da UFPR, em parceria com a APP-Sindicato, está realizando uma pesquisa sobre as condições de trabalho de professoras, professores, funcionárias e funcionários de escola, no período de aulas não presenciais, devido a pandemia da COVID-19. A pesquisa se chama “Políticas Educacionais e as novas invenções de controle sobre a organização do trabalho dos profissionais de educação no cenário da pandemia da Covid-19: o caso do Paraná”.Os objetivos da pesquisa são: 1) compreender a tensão entre o maior controle do planejamento do trabalho e a autonomia do profissional de educação, no período de trabalho remoto; 2) compreender as especificidades da organização do tempo de trabalho e do tempo doméstico no processo de atividades remotas dos profissionais da educação; 3) investigar as possibilidades de intensificação do trabalho do profissional de educação no processo de atividades remotas; 4) caracterizar processos de individualização do trabalho do profissional da educação e consequências sobre a saúde do trabalhador; 5) dimensionar os efeitos sobre políticas de valorização / desvalorização do profissional da educação.

Acesse o link e veja a matéria completa: