Histórico

Breve Histórico do NESEF

Coordenador: Doutor Professor Geraldo Balduino Horn

O NESEF – Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino de Filosofia – nasceu em 1998, a partir das atividades desenvolvidas na 1ª etapa do Projeto Prolicen de Filosofia/ED Levantamento, Divulgação e Promoção da Licenciatura em Filosofia. É constituído, principalmente, por professores do ensino médio e universitário de Filosofia e alunos da graduação e tem por finalidade debater questões relacionadas ao ensino de filosofia, particularmente na educação básica, bem como desenvolver iniciativas no sentido de consolidar a presença desse componente nos currículos.

As primeiras reuniões do Núcleo foram marcadas pela presença de professores de filosofia da rede estadual de ensino, alunos da graduação e integrantes do programa Prolicen. Contou também com o incentivo do então chefe do Departamento de Filosofia, Professor Emmanuel Appel, com a participação do Departamento de Estudos Sociais do CEFET, do Centro Paranaense de Filosofia para Crianças, do Instituto de Filosofia da Libertação (IFIL), além do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Departamento do Ensino Médio da SEED. Esses segmentos tiveram e ainda tem importante papel na ampliação e implementação das atividades do NESEF.

O Núcleo surgiu da necessidade de se criar um espaço para problematizar questões relacionadas ao Ensino de Filosofia (conteúdos, método, recursos, políticas educacionais, etc.), para troca de experiências, promoção de cursos de atualização, debates, produção de materiais, publicações de artigos e para apoiar a luta pela inclusão da disciplina de Filosofia nos Currículos da Educação Básica.

É importante ressaltar, portanto, que trata-se de um Núcleo de caráter público, interdepartamental e interinstitucional com uma atuação voltada tanto para pesquisa como para extensão, com ênfase em atividades e estudos sobre temas filosóficos e educacionais.