PROJETO JOVEM PROTAGONISTA ARTÍSTICO:  DO CONSUMO ARTÍSTICO À CRIAÇÃO DA OBRA-DE-ARTE

 Exposição organizada pelo Prof. de Filosofia Márcio Pheper (CEP) com apoio do NESEF

RESUMO: Este projeto visa fechar o ciclo artístico desenvolvido durante esse período de 2018 em parceria com o Museu Oscar Niemeyer, no qual  alunos dos primeiros anos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná (faixa etária de 14 a 15 anos) inicialmente fizeram uma visita acompanhada ao museu – muitos pela primeira vez na vida – e posteriormente, em sala-de-aula trabalharam dentro da disciplina de filosofia os conceitos socrático-platônico; portanto, após entrar em contato com as artes plásticas no MON os alunos se apropriaram dos conceitos metaforizados no livro VII da República de Platão, a Alegoria da Caverna, aula ministrada por Sócrates a cerca de 2300 anos, sendo solicitado ao fim desse processo a criação por parte desses jovens de obras-de-arte em telas, sendo estes desafiados a fazerem um ponte contextualizando os conceitos e críticas contidas no texto clássico à realidade atual. O fechamento desse projeto se dá por uma instalação com aproximadamente 240 telas criadas pelos jovens artistas levando-os do consumo artístico à criação e sua exposição no espaço livre do MON.

Histórico:

Esse trabalho já é desenvolvido com jovens do primeiro ano do Ensino Médio desde 2003, contudo, o grau de excelência se elevou a partir de 2010 quando passou a ser desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual do Paraná e, neste ano chegamos ao ápice ao conseguirmos fazer a parceria com o MON possibilitando-lhes um referencial artístico inicial. A possibilidade de agora fecharmos o ciclo expondo à comunidade o resultado desse trabalho nos estimula pois evidenciará a preocupação do Museu na formação e sensibilização artística e na desmistificação do fazer artístico.

NOME DA INSTALAÇÃO:

O MITO HOJE

(INTER) RELAÇÃO ARTE, FILOSOFIA, TECNOLOGIA E CIÊNCIA

A JUVENTUDE EMPREGANDO OLHAR CRÍTICO DA FILOSOFIA CLÁSSICA À CONTEMPORANEIDADE 

PERÍODO DE MONTAGEM : 13/11/2018*

PERÍODO DE EXPOSIÇÃO SUGERIDO:   14/11/2018 a 19/11/2018*

PERÍODO DE DESMONTAGEM: 20/11/2018*

LOCAL: MUSEU OSCAR NIEMEYER  – GALERIA 

PÚBLICO: Somente entre os envolvidos são 5.500 pessoas diretamente ligadas ao Colégio Estadual do Paraná e mais parentes e familiares totalizando próximo de 15.000 pessoas, sendo que a instalação ficará no espaço gratuito para ser visitada por todos aqueles que frequentam o museu interna ou externamente.

RETORNO PARA O MUSEU: A oferta de uma instalação genuína e gratuita aos que frequentam o espaço, bem como a parceria na formação artística desses jovens, além da desmistificação do fazer artístico com o empoderamento e protagonismo juvenil.

DAS OBRAS E TÉCNICAS: tanto as obras como as técnicas foram de livre escolha dos alunos, com algumas telas pintadas em carvão, outras em acrílico, grafites… e são obras realistas, expressionistas, cubistas…

DA INSTALAÇÃO:

A ideia inicial é a montagem de arcos sustentados pelas próprias telas, conforme já feito nos anos anteriores no Colégio Estadual do Paraná, com a utilização de barbante. Podendo ser alterado para se acomodar as limitações do espaço.

 

Os barbantes ficarão pendurados com pequenos QR Codes impressos que com a utilização de um aplicativo remeterão a exposição digital com nome de cada obra e artista numa página da internet, conforme esboço já experimentado com sucesso em 2017. O formato é para lembrar uma passagem e/ou entrada e saída de uma caverna.

*estas datas podem ser alteradas de acordo com a necessidade do museu, somente os prazos devem ser mantidos para que possamos garantir a excelência da montagem da instalação.

      Acesse a versão digital das obras:   (QR code)

 PROJETO JOVEM PROTAGONISTA ARTÍSTICO

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *