PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA MODALIDADE PRESENCIAL PARA A OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NA BNCC E NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR DO ESTADO DO PARANÁ

O NESEF – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia, motivado pelas últimas alterações na legislação educacional do ensino médio, especialmente a partir da Lei 13.415/17 e da terceira versão do texto da BNCC, de abril de 2018, apresenta uma proposta de organização curricular para o Ensino Médio regular, considerando a construção histórica e democrática das Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para o estado do Paraná (DCE, 2008). Com esta proposição o Núcleo reafirma seu posicionamento em defesa de uma escola pública para todos/as, laica, de qualidade e socialmente referenciada. Este documento propõe para os fóruns de debate, as secretarias estaduais de educação, os conselhos estaduais e municipais de educação, especialmente, o Conselho Estadual de Educação do Paraná e o Conselho Nacional de Educação, contribuições para a organização do currículo e a defesa das disciplinas escolares na Educação Básica, particularmente, a filosofia e a sociologia, tanto na Base Nacional Comum Curricular, como também nos Itinerários Formativos.

Abaixo, texto aprovado em reunião aberta do Coletivo do Nesef realizada no dia 23/05/201

NESEF_Proposta de organização curricular_23-05-2018

 

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