Seminário: “Escola Sem Partido”: um golpe à liberdade de ensinar e aprender!

INFORMAÇÕES CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICO –SINDICAL DOS NÚCLEOS DA APP-

INDEPENDENTE, DEMOCRÁTTICA E DE LUTA – Nº 4

 

  1. Nos dias 19 e 20 de agosto acontece, em Curitiba, o primeiro seminário do novo módulo da

Formação Estadual da APP Independente, democrática e de Luta. Os estudos e leituras deste

módulo terão como temas: políticas educacionais, educação e ideologia e organização do

trabalho pedagógico.

  1. 2.       Programação do módulo:

19 de agosto (sexta-feira) – 19 à 22 horas:

Seminário: “Escola Sem Partido”: um golpe à liberdade de ensinar e aprender!

Palestrante: FERNANDO DE ARAÚJO PENNA – Doutor em Educação e professor da Faculdade

de Educação da Universidade Federal Fluminense

– Coordenador do Laboratório de Ensino de História da Universidade Federal Fluminense (LEH-

UFF) e integrante do movimento Professores Contra o Escola Sem Partido.

Debatedor: GERALDO BALDUINO HORN – Doutor em Filosofia e História da Educação /FEUSP e

professor do Programa de Pós- graduação em Educação da UFPR.

– Coordenador do NESEF/UFPR – Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino de Filosofia

Local: Anfi 100 – Local: Anfi 100, edifício D. Pedro I, Reitoria UFPR, Rua General Carneiro, 460.

Curitiba – PR

– Na atividade será lançado um Manifesto de educadores e entidades paranaenses contra “ A

Escola Sem Partido”.

20 de agosto (Sábado) – (8h30 à 12h00)

-Palestra: Políticas educacionais no Brasil: um breve histórico

ANA LORENA DE OLIVEIRA BRUEL – Doutora em Educação pela UFF, professora no Departamento

de Planejamento e Administração Escolar/ UFPR

-Apresentação das leituras do módulo

PEDRO ELÓI RECH – Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e

Coordenador do Curso de Formação da APP Independente

– Distribuição das leituras

3. Haverá certificação expedida pela secretária Municipal de Educação de Campo Largo. O

módulo está assim organizado: 24 horas de participação nos seminários, 28 horas para grupos

e leitura dos textos sugeridos, e 28 para a produção de um artigo individual de conclusão.

Totalizando assim 80 horas.

4. Durante o período para as leituras, cada núcleo deverá realizar no mínimo duas reuniões do

grupo de leituras. Para efeito de certificação, cada grupo de leitura deverá encaminhar Ata

das reuniões, bem como as listas de presenças.

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