Projetos de pesquisa vinculados ao CDPHE

Além dos projetos vinculados aos Grupos e Núcleos de Pesquisa relacionados à LHHE, alguns projetos de pesquisa podem envolver mais diretamente o CDPHE.

Abaixo, seguem os resumos de um projeto em andamento, e de um já concluído.

I) Projeto de Pesquisa em andamento (2015-2019)

Fontes para a História da Formação e das Práticas Educativas: levantamento em bibliotecas da UFPR

A História, conhecimento cientificamente elaborado, é construída a partir de fontes. Dentre os diversos conjuntos de fontes possíveis para estudos em História da Educação em geral e, particularmente os relacionados à formação e práticas educativas, estão aqueles sob a guarda das bibliotecas. No caso de bibliotecas de uma universidade, além das finalidades de consulta e fins de ensino, os materiais ali selecionados e guardados muitas vezes viabilizam, total ou parcialmente, a execução de um projeto de pesquisa. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição que reúne algumas instituições de ensino que remontam a década de 1910, detêm em suas bibliotecas uma coleção/acervo que, mais do que bibliografia, pode ser considerado fonte para diversas questões postas na História da Educação, e seu levantamento poderá contribuir para a maior utilização e valorização destes materiais por pesquisadores da área. Este projeto de pesquisa, a ser desenvolvido por pesquisadores vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE) tem como objeto identificar e catalogar nas Bibliotecas da UFPR os materiais pertinentes às temáticas das Linhas de pesquisa do Núcleo: Políticas educacionais e práticas educativas e Saúde e trabalho: saberes, formação e práticas educativas. Ressalta-se que o material catalogado, produto direto deste projeto, ficará disponível junto ao Centro de Documentação e Pesquisa em História da Educação (CDPHE) do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave: fontes históricas; bibliotecas; história da educação; formação; práticas educativas.

Coordenação: Liane Maria Bertucci e Leziany Silveira Daniel

II) Projeto de Pesquisa concluído (realizado de 2006 a 2010)

Arquivo Escolar do Colégio Estadual do Paraná: investigação sobre seu tratamento, ao longo da história da instituição, com base no levantamento, organização e catalogação do acervo documental

Financiamento parcial: Fundação Araucária

Coordenadora: Nadia G. Gonçalves

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa foi analisar o tratamento dado, na trajetória histórica do Colégio Estadual do Paraná, ao arquivo escolar e ao Museu Guido Straube, quanto à relevância, conservação, uso, entre outros. As questões principais colocadas por esta pesquisa, a ser desenvolvida no Colégio Estadual do Paraná – CEP, são: Que tipos de registros se referem ao Museu e aos arquivos? Qual o tratamento que lhes é dado, ao longo do tempo? Como instituição modelar, inclusive com espaço para Museu, como tem sido seu uso nas atividades da escola? Em relação ao arquivo histórico escolar, como tem sido seu tratamento, critérios de seleção, conservação e descarte de documentos? Quais e que tipo de registros documentais serão encontrados na Instituição, sobre quais períodos, fatos e temas, e em que condições de conservação se encontram, a respeito da trajetória histórica do CEP? Quais são as ações da Secretaria da Educação do Estado, em relação à conservação dos arquivos históricos escolares? Além de analisar e discutir essas questões, este projeto teve como objetivo ser pesquisa de base, que norteie futuras investigações sobre a trajetória histórica do CEP. Para tanto, colaborou para o levantamento, organização e catalogação do acervo documental do Museu Guido Straube (criado em 1979), bem como do arquivo escolar, ou seja, do arquivo documental inativo do CEP. Assim, tratou-se de investigação exploratória e de pesquisa-meio, isto é, que visa também proporcionar fundamentos para novos questionamentos, portanto não será delimitado período de investigação, uma vez que este será dado pelas fontes na pesquisa de campo.

Palavras-chave: arquivo escolar; museu escolar; Colégio Estadual do Paraná; história das instituições educacionais; cultura escolar.

Importante: Durante seu desenvolvimento, este projeto tomou um porte mais amplo: Criação e implantação do Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná (CM-CEP).

Para conhecer mais sobre o CM-CEP, clique aqui.

Equipe e colaboradores do período

Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalves (UFPR) – Coordenadora do Projeto

  • Alicia Mariani Lucio Landes da Silva – Mestre em Educação – PPGE (2006 a 2008)

  • Ana Lygia Czap (CEP) (2009-2010)

  • Amanda Lopes de Freitas – Bolsista IC Jr. – Fundação Araucária (out/2006 a set/2007)

  • André de Souza Carvalho – Bolsista UFPR/TN – Iniciação Científica (2007 a 2008)

  • Bruna E. Costa Oliveira – Bolsista CNPq – Iniciação Científica (2009-2010)

  • Emanuelle G. Rochavetz Cordeiro – Bolsista CNPq – Iniciação Científica (2006 a 2007)

  • Gizele de Souza (UFPR) – Professor Colaborador (2006 a 2010)

  • Guilherme de Brito Martins – Bolsista IC Jr. – CEP/ Fundação Araucária (ago/2006 a set/2007)

  • Heloisa Urcino da Silva – – Bolsista CNPq – Iniciação Científica (2007 a 2008)

  • Jozilei Mantagute de Souza – Bolsista CNPq – Iniciação Científica (2007)

  • Liane Maria Bertucci (UFPR) – Professor Colaborador (2006 a 2010)

  • Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFPR) – Professor Colaborador (2006 a 2008)

  • Maria Eduarda W. de Oliveira – Bolsista IC Jr. – Fundação Araucária (out/2006 a set/2007)

  • Mariana Rocha Zacharias (CEP) (2006-2010)

  • Serlei Maria Fischer Ranzi (UFPR) – Professor Colaborador (2006 a 2010)

  • Suderli Oliveira Lima – Mestre em Educação – PPGE (2006 a 2008)

  • Telma Faltz Valério – Mestre em Educação – PPGE (2005 a 2007)

  • Vera R. Beltrão Marques (UFPR) – Professor Colaborador (2006 a 2010)

Além desta equipe, estiveram envolvidos vários outros colaboradores, do CEP, da comunidade externa e da SEED, que participaram da Comissão de Implantação do Centro de Memória, o que pode ser verificado por meio das atas de todos os passos das discussões e trabalhos, no acervo do CM-CEP.