Projetos de extensão vinculados ao CDPHE

Histórias e Memórias sobre Educação (2014-2018)

Coordenadora: Nadia G. Gonçalves

Vice-coordenadora: Cleusa V. Gabardo

Resumo

Projeto de Extensão “Histórias e memórias sobre Educação” tem por objetivo promover ações educativas, de pesquisa e de constituição e preservação de acervos e fontes relacionados à História da Educação, em especial do Paraná. Como principais ações previstas, pode-se destacar: a) promoção e oferta de: a) eventos, cursos de extensão, disciplinas optativas e disciplinas de pós-graduação, grupo de estudo, relacionados à temática do projeto; b)pesquisas relacionadas à História da Educação; c) utilização de documentos e espaços históricos para o ensino de História; entre outros; b) constituição de um acervo audiovisual de depoimentos sobre histórias e memórias relacionadas à Educação; c) organização, higienização e preservação do acervo documental histórico do Setor de Educação; d) constituição e disponibilização de acervo documental sobre História da Educação, junto ao Centro de Documentação e Pesquisa em História da Educação (Setor de Educação/UFPR), para fins didáticos e de pesquisa; e) desenvolvimento de materiais acadêmicos, didáticos e educativos relacionados às temáticas do Projeto, que possam ser utilizados e distribuídos nas ações educativas e formativas, a fim de potencializar os resultados e a multiplicação das informações junto às instituições de origem dos participantes, em especial escolas públicas.

Este projeto encontra-se em andamento. Alguns dos resultados parciais já podem ser observados:

1) Higienização e inventário de documentos do Arquivo Histórico do Setor de Educação. Clique aqui e acesse o arquivo com os documentos já tratados.

2) TCC “História e Memória do Colégio Estadual do Paraná: uma ação educativa com alunos do 6º ano” – Cynthia P.Pereira e Rayza A. Ferreira (2015)

3) Dissertação de Mestrado “O arquivo está morto? Legislação e memórias de arquivar em Escolas Municipais de Curitiba (1693-1993)” – Sibeli Colere (2015) (enviarei pdf)

4) Apresentação SIEPE 2014

5) Apresentação SIEPE 2015